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A CasAbility

Inspirando mudanças que superam limitações

NOSSO PÚBLICO

Adolescentes e Adultos com TEA e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento a partir de 12 anos que necessitam de suporte Nível 2 e 3 de acordo com o DSM-V.

O QUE SÃO OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO?

Os transtornos do neurodesenvolvimento (TND) são condições que afetam o curso de desenvolvimento e amadurecimento inicial do cérebro, modificando seu funcionamento de forma a prejudicar diferentes áreas de funcionamento do paciente. 

Pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento podem apresentar dificuldades para se comunicar efetivamente, déficits intelectuais (ex. problemas de raciocínio, memória e aprendizagem acadêmica ou via experiência diária) e problemas psicomotores (ex. dificuldades com o equilíbrio ou para realizar movimentos finos como pegar uma colher e levar a boca).  

Essas dificuldades podem afetar o paciente em uma ou mais dessas áreas de funcionamento, por exemplo: ele pode não apresentar problemas motores, entretanto detém elevada dificuldade em aprender com as experiências diárias, seguir instruções e não apresenta comunicação verbalizada, isto é, ausência de fala ou presença de fala incompleta como pequenas frases ou palavras isoladas. 

Classmates

COMO É A NOSSA INTERVENÇÃO?

Nossas praticas são baseadas em ciências do comportamento, tendo como destaque a Análise Aplicada do Comportamento (ABA). O trabalho é feito em formato transdisciplinar, no qual profissionais de diferentes áreas atuam simultaneamente com a finalidade de promover o desenvolvimento de habilidades para a vida diária do indivíduo. 

O QUE É O MÉTODO ABA?​

 

A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA) é uma abordagem da psicologia baseada em evidências científicas, que busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de suas intervenções. Ela explica o comportamento como fruto da história de vida, genética e cultura de um indivíduo, que acontece em um determinado contexto e é mantido ou enfraquecido pelas consequências produzidas por ele (Skinner, 1981). Com este entendimento, a ABA visa aprimorar, estabelecer e manter comportamentos socialmente adaptativos de maneira individualizada, isto é, de acordo com as preferências, contexto social e demandas da pessoa atendida. 

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